Na última Sexta-feira o Lisboa Limpa desenvolveu uma acção de limpeza no Campo de Santa Clara. Mais conhecido por ser o palco da Feira da Ladra, e por isso devemos dizer que ficámos até surpresos com o que encontramos: lixo, sim, mas não tanto como costumamos encontrar!

O lixo do costume: beatas entaladas entre as pedras da calçada, muitas pecinhas de plástico… Mas de facto ficámos surpresos: o tipo de lixo era o do costume, mas não na quantidade do costume! Para um sítio onde todas as semanas decorrem duas Feiras da Ladra, ficámos de facto contentes, e sentimos que devemos parabenizar a Junta de Freguesia de S. Vicente pelos seus esforços. Qualquer progresso é de louvar, e não é porque ainda encontrámos algum lixo que não devemos notar que a Junta de Freguesia de S. Vicente tanto se empenha.

O Lisboa Limpa serve exactamente também para facilitar a vida das Juntas de Freguesia: o nosso objectivo é evitar o desperdício; oferecemos opções reutilizáveis às pessoas para que as opções descartáveis deixem de ir para o caixote do lixo e para as ruas no fim do dia. Assim, até todos ganhamos: todos nós que demanhã pisamos os copos descartáveis à frente dos bares, e até as Juntas de Freguesia que podem poupar recursos ao não terem tanto para limpar.

Esmiucemos bem esta prática: quem é que de facto paga esta prática de limpar o mar de copos descartáveis que de madrugada cobre as ruas Lisboetas? Se são as Juntas de Freguesia que a fazem, ou até mesmo as Câmaras Municipais, está fácil de ver quem é que paga – nós. Todos nós.

Pois muito bem, é por isso que existe o Lisboa Limpa. Para incentivar cada pessoa a fazer a sua parte – não usemos copos descartáveis e não teremos que pagar para estes serem limpos!

Será mesmo assim tão simples? É quase. Quantos de nós queremos ser tão sustentáveis que adquirimos um copo reutilizável a cada bar que vamos? Vamos ao mesmo evento todos os anos, mas o copo do ano passado já não serve… De nada serve termos já uma colecção de copos reutilizáveis diferentes em casa… A dada altura, todos vão parar ao lixo.

O que é preciso, é um espírito de partilha de copos entre todas as pessoas. Sejamos realistas, um copo chega-nos. Apenas adquirimos mais porque vamos a sítios diferentes. Mas porque é que todos os sítios diferentes não se unem e usam o mesmo copo?

Podem usar, basta tu quereres! O copo Lisboa Limpa é o copo único que pode ser usado com qualquer bebida e adquirido/devolvido em qualquer espaço aderente, a qualquer hora!

Se o teu espaço de eleição ainda não tem o copo único Lisboa Limpa, faz com que tenha! Sugere-lhes o nosso copo! Vamos contar-te um segredo: tu és o consumidor, e o mercado gira à tua volta. Todos os estabelecimentos procuram ir de encontro à vontade dos consumidores, e por isso é que tu és tão importante. Não queres ver mais desperdício de copos à tua volta? Então pede ao teu estabelecimento favorito para usar o copo único Lisboa Limpa.

O teu estabelecimento favorito já usa outros copos reutilizáveis? Uau, boa! Isso significa que algo já está de facto a mudar, e essa mudança de mentalidade é de louvar. No entanto, o copo Lisboa Limpa é o único que dá para ser adquirido e mais importante ainda, devolvido em qualquer espaço aderente, a qualquer hora. Por isso é tão importante adoptar o copo único, para de facto contribuir para a redução de resíduos, e contribuir ainda para que mais copos tenham que ser produzidos.

Daniela Pereira
Coordenadora do Projecto

A autora escreve segundo a antiga ortografia.