
Na última Sexta-feira o Lisboa Limpa desenvolveu uma acção de limpeza no Campo de Santa Clara. Mais conhecido por ser o palco da Feira da Ladra, e por isso devemos dizer que ficámos até surpresos com o que encontramos: lixo, sim, mas não tanto como costumamos encontrar!
O lixo do costume: beatas entaladas entre as pedras da calçada, muitas pecinhas de plástico… Mas de facto ficámos surpresos: o tipo de lixo era o do costume, mas não na quantidade do costume! Para um sítio onde todas as semanas decorrem duas Feiras da Ladra, ficámos de facto contentes, e sentimos que devemos parabenizar a Junta de Freguesia de S. Vicente pelos seus esforços. Qualquer progresso é de louvar, e não é porque ainda encontrámos algum lixo que não devemos notar que a Junta de Freguesia de S. Vicente tanto se empenha.
O Lisboa Limpa serve exactamente também para facilitar a vida das Juntas de Freguesia: o nosso objectivo é evitar o desperdício; oferecemos opções reutilizáveis às pessoas para que as opções descartáveis deixem de ir para o caixote do lixo e para as ruas no fim do dia. Assim, até todos ganhamos: todos nós que demanhã pisamos os copos descartáveis à frente dos bares, e até as Juntas de Freguesia que podem poupar recursos ao não terem tanto para limpar.
Esmiucemos bem esta prática: quem é que de facto paga esta prática de limpar o mar de copos descartáveis que de madrugada cobre as ruas Lisboetas? Se são as Juntas de Freguesia que a fazem, ou até mesmo as Câmaras Municipais, está fácil de ver quem é que paga – nós. Todos nós.
Pois muito bem, é por isso que existe o Lisboa Limpa. Para incentivar cada pessoa a fazer a sua parte – não usemos copos descartáveis e não teremos que pagar para estes serem limpos!
Será mesmo assim tão simples? É quase.
Quantos de nós queremos ser tão sustentáveis que adquirimos um copo
reutilizável a cada bar que vamos? Vamos ao mesmo evento todos os anos, mas o
copo do ano passado já não serve… De nada serve termos já uma colecção de copos
reutilizáveis diferentes em casa… A dada altura, todos vão parar ao lixo.
O que é preciso, é um espírito de partilha de copos entre todas as pessoas.
Sejamos realistas, um copo chega-nos. Apenas adquirimos mais porque vamos a
sítios diferentes. Mas porque é que todos os sítios diferentes não se unem e
usam o mesmo copo?
Podem usar, basta tu quereres! O
copo Lisboa Limpa é o copo único que pode ser usado com qualquer bebida e
adquirido/devolvido em qualquer espaço aderente, a qualquer hora!
Se o teu espaço de eleição ainda não tem o copo único Lisboa Limpa, faz com que
tenha! Sugere-lhes o nosso copo! Vamos contar-te um segredo: tu és o
consumidor, e o mercado gira à tua volta. Todos os estabelecimentos procuram ir
de encontro à vontade dos consumidores, e por isso é que tu és tão importante.
Não queres ver mais desperdício de copos à tua volta? Então pede ao teu
estabelecimento favorito para usar o copo único Lisboa Limpa.
O teu estabelecimento favorito já usa outros copos reutilizáveis? Uau, boa! Isso significa que algo já está de facto a mudar, e essa mudança de mentalidade é de louvar. No entanto, o copo Lisboa Limpa é o único que dá para ser adquirido e mais importante ainda, devolvido em qualquer espaço aderente, a qualquer hora. Por isso é tão importante adoptar o copo único, para de facto contribuir para a redução de resíduos, e contribuir ainda para que mais copos tenham que ser produzidos.
Daniela Pereira
Coordenadora do Projecto
A autora escreve segundo a antiga ortografia.
Comentários recentes