A Ana é uma senhora que nos procurou para aprender a fazer cosméticos naturais. Até aqui tudo bem, mas quando conhecemos melhor a Ana, conhecemos uma revolução. 

Uma revolução à maneira como vivemos actualmente. A Ana aprendeu a viver de uma maneira mais natural e com muito menos desperdício. Passou por uma situação de Cancro, sobreviveu e continua a querer levar uma vida alternativa. A Ana é uma revolução passada na terceira idade, porque nunca é tarde demais para recomeçar! 

Conheçam a Ana!

Uma senhora logo à partida cheia de energia e coisas para partilhar – mal sabíamos nós. A Ana sempre viveu em Lisboa, mas sempre teve contacto também com o interior de Portugal. Sempre viveu de perto as diferenças entre estas duas realidades, mas vivendo em Lisboa, sempre levou uma vida tipicamente citadina. Era técnica administrativa, e vivia as típicas correrias que nós todos conhecemos. A sua alimentação era a “típica portuguesa”, dizia-nos, repleta de carnes, gorduras, etc.

Já na terceira idade, foi-lhe detectado, por acaso, um Cancro. Algo para o qual a Ana não estava preparada – ninguém está! Mas esta doença preparou a Ana para viver a vida de outra forma. Se antes tinha o tempo contado, agora conta quantos grãos de kefir pode doar!

Na verdade, a revolução até já tinha começado um pouco antes do Cancro: nos dias em que comia na casa de familiares que tinham uma alimentação mais natural, com menos comida processada, a Ana deu conta que se sentia melhor.


Passou, entretanto, pelo seu Cancro com a normal Quimioterapia. Foram meses dolorosos, mas a Ana, mesmo sem a força que o Cancro nos tira, quis ir mais além da Quimioterapia. Passou pela operação, e decidiu ver o seu corpo como um Templo, algo que deve ser respeitado, cuidado, algo sagrado: algo que merece o nosso tempo e dedicação a preparar refeições naturais, por exemplo!

Ainda hoje é desconhecida a causa do seu Cancro: a Ana só sabe que este provinha de 3 unidades cancerígenas diferentes. Sabe também que pode ter vindo de variadas coisas, até do ar que respira! Por isso a Ana quer prevenir-se também em todas as áreas da sua vida!

O Cancro já passou. Mas para a Ana isso não é razão de esquecer a sua causa. 

Aqui ficam, assim, alguns dos conselhos da Ana para uma vida natural:

– evitar comida processada – e por isso apostar muito nos legumes

– aproveitar ao máximo a casca das frutas e legumes – é onde estão muitos dos nutrientes que precisamos

– apostar no kefir (um óptimo pró-biótico)

– procurar produtos de higiene pessoal e da casa e cosméticos naturais – e todos são exequíveis em casa. Para lavar a roupa a Ana recomenda as nozes de saponária, que podem ser colocadas directamente na máquina. Para limpar a máquina de lavar loiça basta colocar um limão no cesto dos talheres! Dizer adeus à lixívia para limpar a casa, que causam frieiras nas mãos! Pode-se usar vinagre, que também é um óptimo desinfetante.

– apostar em farinhas alternativas às farinhas brancas – como farinha de amêndoa -e claro, fazer o nosso próprio pão- reduzir ou mesmo cortar os óleos e margarinas processados – preferir azeite extra virgem prensado a frio e vinagre balsâmico


É verdade que cortar a comida processada requer um esforço a que não estamos habituados. Requer que dediquemos tempo a preparar toda a nossa comida. Mas lembrando que o fazemos pela nossa saúde, vale a pena o investimento!